Onde Estamos

belem-sao-francisco-2Banhada pelo rio São Francisco, a cidade de Belém do São Francisco, localiza-se no estado de Pernambuco e fica a aproximadamente 486 km de distancia de Recife.

Foi elevada à categoria de cidade em 07 de maio de 1903, recebendo o nome de Belém, em homenagem à Nossa Senhora de Belém, imagem venerada na igrejinha da antiga aldeia da ilha do Araxá (hoje, Ilha da Missão). Mas, em 1953, passou a chamar-se Belém do São Francisco, em homenagem ao velho Chico.

 

A Base econômica do município, até a década de 70, estava na plantação de cebola, quando o município chegou a ser o maior produtor brasileiro desse produto.

 

Na década de 70, Belém do São Francisco já se destacava, na região, por ser um polo educacional, uma vez que desde 1950, quando não havia, ainda, muitas escolas no sertão pernambucano, Belém já possuía a Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio, que formava jovens de vários estados do país para o exercício do magistério, e o Colégio Menino Deus, que educava os meninos, oferecendo até o curso científico.

Em 1975, já possuía uma Faculdade de Formação de Professores, a qual recebia alunos de vários estados do Nordeste.

Nesse período, a cidade já era conhecida por sua cultura, possuindo um cinema, um teatro e a Filarmônica que se colocava como uma das mais antigas de Pernambuco. Também era conhecida pelas belas calçadas, feitas com pedras portuguesas, pelo casario de estilo eclético e pelo conjunto de igrejas do período colonial.

 

Entretanto, na década de 80, com a construção da usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, o município foi atingido por grandes perdas. A referida Usina que tem sua importância incontestável para a economia de Pernambuco, provocou, por outro lado, uma perda incomensurável no município de Belém do São Francisco, uma vez que causou um grande impacto na economia da cidade, quando foram reassentados 1.240 famílias, trabalhadores rurais, as quais perderam as suas terras e foram viver em outros municípios.

 

Dessa forma, com o despovoamento da cidade, com as expropriações de áreas agricultáveis, Belém do São Francisco foi caminhando no sentido da inviabilidade total de sua economia, sofrendo grave regressão.

 

Registra-se que na década de 1970/1980 a taxa de crescimento populacional do Município era de 3,11% aa. Considerando que a população estimada para 1990 era de 32.803 habitantes, segundo o IBGE, e atualizando esses dados para o ano de 2013, a população estimada seria de aproximadamente 59.420. Como a contagem do IBGE de 1996 informa que o contingente populacional do Município, nesse ano, era de 21.546 habitantes, houve um decréscimo de 17.874 e, hoje, a população é de apenas 20.184 habitantes, segundo informa o site do IBGE/cidades. É perda considerável, sob vários aspectos. Primeiro, quanto ao Fundo de Participação do Município, segundo, quanto à atividade socioeconômica e cultural.mapa

 

Apesar de ter um grande potencial turístico, uma vez que possui 88 ilhas, sendo, portanto, a maior concentração de ilhas fluviais do Brasil, o município de Belém do São Francisco precisa do apoio político para que possa se firmar na sua vocação agrícola, renascendo para o progresso socioeconômico e cultural.

 

Dessa forma, a cidade que é conhecida por ter sido a criadora dos primeiros bonecos gigantes do Brasil e por ter sido palco da novela da Globo: “Senhora do Destino”, precisa, agora, ser enxergada como um celeiro para a agricultura, um polo educacional e como uma cidade com muitas possibilidades de crescimento socioeconômico e cultural.