Aplicativo pode ajudar pessoas com deficiência visual nos ônibus

Quem precisa andar de ônibus no Grande Recife já está acostumado com a incerteza da hora em que os coletivos vão passar na parada. Para os deficientes visuais, este problema ainda é mais complicado. Muitas vezes, eles precisam pedir ajuda de um estranho para saber se o ônibus que vão pegar já está chegando. Pensando em facilitar a situação destas pessoas, a empresa Cittati em parceria com a Urbana-PE criou o aplicativo Cittabus Acessibilidade. O Cittabus Acessibilidade foi pensado pelo desenvolvedor Luiz Eduardo, deficiente Visual desde os 23 anos de idade.

O app funciona a partir de um dispositivo de voz que lista todas as linhas que passam naquela parada e, quando o usuário ouvir o nome da linha de interesse, ele toca na tela para selecioná-la.

A primeira versão do Cittabus foi lançada em fevereiro deste ano e já previa um serviço de acessibilidade, ao informar quais ônibus são acessíveis às pessoas com deficiência de locomoção.

O aplicativo foi lançado nesta terça-feira (13), durante coletiva de imprensa na sede Urbana-PE, no bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife.

Durante a coletiva foi anunciado também “Wi-Fi nas Paradas”, serviço que vai disponibilizar internet gratuita, a partir da próxima segunda-feira (19), em dez pontos de ônibus no Recife. A Internet vai poder ser usada por 24 horas diariamente e não vai ser preciso senha para efetuar login, basta se conectar à rede intitulada Cittabus.